Tipos de Cordas para Raquete

Tipos de Cordas para Raquete

Conheça os diferentes tipos de corda para sua raquete.

As primeiras cordas para o jogo de tênis eram feitas de tripa de ovelha. Com a evolução e a popularidade do esporte, o material foi ganhando mais tecnologia e resistência. A escolha do tipo ideal de corda depende de uma série de fatores, como estilo e nível de jogo, frequência e até da facilidade em ir ao encordoador. Uma corda mais fina oferece mais conforto e mais feel, porém dura menos do que uma mais grossa. Já a mais grossa tem uma melhor manutenção de tensão e dá mais controle.

Para ajudar você a escolher a melhor corda para o seu estilo de jogo, confira abaixo alguns comparativos importantes:

Tripa natural: é uma corda que apresenta mais elasticidade, jogabilidade e performance. Ela é mais macia e oferece controle, mas é extremamente frágil e tem um preço elevado. Com o avanço na qualidade das cordas sintéticas, a tripa natural perdeu sua popularidade entre os jogadores de ponta.

Cordas de Multifilamento: (polyurethane, Zyex, Vectran, Kevlar)

São cordas sintéticas de altíssimo nível feitas em várias camadas (microfios formando um só) e podem ser produzidas de diversos materiais. As multifilamentos são confortáveis, pois absorvem mais as vibrações que atingiriam o braço do tenista, porém costumam ser menos duráveis. As cordas em multifilamentos podem ser produzidas com nylon, tripas sintéticas e tripas naturais.

Cordas de Monofilamento:

Ao contrário dos multifilamentos, essas cordas são feitas em um filamento só. Elas possuem menos flexibilidade e passam a impressão de rigidez excessiva. São as preferidas de alguns jogadores, pois dificilmente "correm" pela raquete quando o tenista usa o efeito top spin. Além de oferecer maior durabilidade.

Cordas de Tripa sintética:

Com máxima absorção de impacto, as tripas sintéticas variam principalmente pelo material que as compõe e as inúmeras tecnologias que são usadas em sua produção. Ela garante boa jogabilidade e conforto. Além desses diferenciais, sua durabilidade é maior do que outros materiais sintéticos.

Cordas de Nylon:

As cordas de nylon são as mais econômicas do mercado, pois não há praticamente tecnologia investida para sua produção. A vantagem de um nylon para uma corda de poliéster, por exemplo, é que o nylon é muito mais confortável por vibrar menos.

Copyright © 2024 - www.prospin.com.br - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - MMS Artigos Esportivos Eireli - CNPJ: 35.238.293/0001-24