Raio X da Raquete

Raio X da Raquete

 

Publique em seu site ou blog

Compartilhe este infográfico da PróSpin com seus amigos e leitores do seu blog/site. Copie e cole o código HTML abaixo e publique no post.

 

O Raio-X da Raquete

Você conhece todas as partes da sua raquete? A Pró Spin te ajuda a conhecer melhor a sua raquete e entender o impacto de cada ítem no desempenho do jogo.

Cabeça

A cabeça representa a área do quadro e encordoamento. Cabeças menores tem maior controle e precisão, usadas por tenistas profissionais mais experientes. Cabeças maiores tem controle e precisão inferior, porém diminuem as chances de um acerto errado na bola de tênis.

 

Coração / Garganta

O coração ou garganta é a área que une a cabeça e o cabo da raquete.

 

Empunhadura

A empunhadura é a região onde o tenista segura a raquete.

 

Antivibradores

Os antivibradores são pequenas peças de borracha ou silicone colocadas entre as cordas da raquete para minimizarmos as vibrações das jogadas. Seu uso é facultativo, porém é recomendado para evitar incômodos causados pelas vibrações.

 

Grip (Cushion Grip / Overgrip)

O Cushion Grip vem instalado de fábrica na empunhadura das raquetes e tem a função de amortecer o impacto da bola e reduzir o stress físico.

Já o Overgrip é adicionado por cima do Cushion Grip, serve para absorver o suor e aumentar aderência, evitando que a raquete escorregue, além disso protege o Cushion Grip e aumenta o conforto do tenista.

 

Cordas

As cordas verticais e horizontais formam a malha chamada de encordoamento. Elas podem ser feitas de:

1. Nylon $

2. Tripa Sintética $$

3. Poliéster $$

4. Tripa Natural $$$S

5. Multifilamento $$$

6. Copolímero $$$

7. Híbrida $$$

 

Aro

 Alumínio

As raquetes de alumínio são resistentes a colisões e tem baixo custo, possibilitando um acesso mais fácil aos iniciantes do esporte. Porém possuem vibração excessiva e baixa potência. Ideais para as primeiras raquetadas.

 

Fusionadas

São fabricadas a partir da mistura alumínio com grafite o que diminui a vibração excessiva e as tornam mais confortáveis e potentes que as raquetes de alumínio a um custo acessível.

 

Grafite

São raquetes de performance, utilizadas por jogadores avançados e profissionais e seu custo é mais alto. É leve e possui alta absorção de impacto da bola o que oferece mais conforto e mínima vibração.

 

Aros mais largos geram maior velocidade na bola, maior conforto, porém menor controle. Já os aros mais finos são opostos, conferem mais controle, mas exigem mais do jogador.

 

Grommet

Os grommets evitam que os fios se esfreguem contra o aro da raquete, aumentando sua vida útil. Os tubos plásticos dos grommets estão localizados na borda interna da raquete, por onde os fios passam.

 

Protetor de Cabeça

Protege contra impactos e arranhões;

 

Copinho

Leva este nome exatamente por ter o formato de um copinho na base do cabo da raquete.