Guia do Iniciante - Tudo para jogar tênis - Pró Spin

Guia do Iniciante - Tudo para jogar tênis - Pró Spin
Guia do iniciante

Guia do tenista iniciante
Tudo o que você precisa saber para começar a jogar tênis

Você sempre quis praticar tênis, mas não sabe por onde começar? Pensando em tirar todas as suas dúvidas e te motivar a praticar essa atividade, a Pró Spin preparou um guia completo para que você possa engatar de vez nesse esporte tão completo.

Escolha a raquete adequada

Existem diferentes tipos de raquete de tênis, cada um indicado para um nível de treino. Ou seja, as necessidades de quem está começando são diferentes daqueles que já estão treinando há algum tempo. Conheça os principais modelos de raquete.

Raquete para iniciantes

As raquetes para iniciantes contam com tecnologias que ajudam a diminuir a vibração no contato com a bola, o que garante uma maior estabilidade e um maior controle da raquete, fatores indispensáveis para quem está começando a jogar tênis.

Compre aqui

Raquete intermediária

Se você já pratica tênis há algum tempo e quer melhorar seu desempenho, o ideal é uma raquete intermediária. É importante optar por uma que possua o Sweet Spot, garantindo que a bola tenha potência e velocidade até mesmo quando atingir às bordas da raquete.

Compre aqui

Raquete de performance

As raquetes de performance são indicadas para quem tem já tem mais experiência com o esporte. Elas geralmente são mais finas e flexíveis, ideais para os tenistas que desejam ter grande controle e precisão nas jogadas e que, para isso, contam com sua própria força.

Compre aqui
Bola de tênis

A bola de tênis

Assim como as raquetes, as bolas de tênis também possuem diferenças entre si e cabe a você escolher a mais adequada para a sua prática.

Lã natural

As bolinhas de lã natural são recomendadas para aqueles que querem controlar a velocidade nas quadras mais rápidas e de superfície lisa.

Bolas de lã sintética

São recomendadas para superfícies mais lentas, como as quadras de saibro, pois o material é mais liso e diminui a resistência contra o ar, equilibrando a velocidade do jogo.

Compre aqui

Tênis para jogar tênis

O calçado ideal fará com que você se sinta mais confiante para realizar os movimentos que o esporte exige. Alguns solados, como o non-marking, não marcam a quadra, oferecem mais estabilidade na hora de pisar e maior aderência ao chão. Os modelos com biqueira também são ótimos, pois além de proteger seus dedos, também garantem uma maior durabilidade do tênis.

Algumas marcas trabalham com tecnologias de amortecimento para esportes de alto impacto, como o tênis. A Asics, por exemplo, desenvolveu um sistema em gel, distribuído estrategicamente por toda a entressola, para que o pé pise com mais conforto e segurança.

Compre aqui

O que vestir para jogar

É preciso se sentir confortável para praticar qualquer atividade física, por isso a roupa para jogar tênis precisa ser leve e vestir bem em seu corpo.

Roupa de tenis masculino

Camiseta

As peças confeccionadas em poliéster permitem uma maior ventilação, garantindo que sua pele respire melhor e fique mais confortável. Além disso, o tecido tem um alto grau de absorção e evita que você transpire muito durante o treino.

Compre aqui
Roupa de tenis feminina

Bermudas e Shorts

Para as bermudas e shorts, opte por aqueles que possuam elástico na cintura, pois se ajustam perfeitamente ao corpo. Não se esqueça dos bolsos, eles são indispensáveis para guardar as bolinhas durante os jogos.

Compre aqui
Raqueteira

A Raqueteira

A raqueteira é uma bolsa que possui compartimentos próprios para o transporte seguro de raquetes e bolinhas, e outros bolsos que comportam carteiras, chaves e eletrônicos, por exemplo.

Algumas possuem capacidade para até seis raquetes e também alças reguláveis e acolchoadas.

Compre aqui

A corda da raquete

As cordas da raquete podem ser produzidas em poliéster e tripas sintéticas ou naturais. O tempo de vida útil depende do material.

Poliéster

Por não possuir muita elasticidade, o ideal é trocar as cordas de poliéster a cada um ou dois meses. Mas é importante ficar atento à perda de tensão na raquete, pois isso também pode indicar que você precisa de novas cordas.

Tripas sintéticas

Esse material é mais elástico, por isso costuma durar de quatro a seis meses. O ideal é trocar antes que a corda comece a ressecar, o que atrapalha a performance em quadra. Para aumentar sua vida útil, guarde em local fresco e arejado.

Tripas naturais

Para cuidar desse tipo de corda e evitar ressecamentos, é preciso guardá-la em sacos plásticos. A boa notícia é que as tripas naturais raramente perdem a elasticidade, por isso você poderá usá-la até que rompa.

Compre aqui
Cordas de raquete

Antivibrador

O antivibrador é uma peça comum no mundo do tênis. Se trata de um acessório de borracha ou de silicone colocado entre as cordas para diminuir a vibração da raquete ao entrar em contato com a bola.

Ele é de fácil instalação: encaixa próximo à garganta da raquete, no encontro entre a linha central da vertical e na primeira linha horizontal.

Compre aqui

Testeira

A testeira é indispensável para obter ainda mais desempenho em quadra. Ela é uma faixa de material absorvente, usada na testa, que evita que a transpiração do rosto atrapalhe a visão ou a performance do jogador.

Marcas como, a Head, a Nike e a Yonex são as mais indicadas para você que deseja um produto confiável.

Compre aqui
Testeira
Overgrips

Cushion Grip

O cushion grip já vem instalado no cabo da raquete, mas existem vários tipos e cores para agradar os tenistas. Muitos optam por adquirí-lo separadamente para que o cabo fique mais grosso, reduzindo ainda mais a vibração e aumentando a estabilidade.

Overgrip

O overgrip é uma película colocada sobre o cushion grip. Apesar de ser mais fino do que o cushion, ele também deixa o cabo mais grosso e pode apresentar alguns desníveis, o que ajuda o tenista a encontrar a melhor posição para empunhar a raquete.

Compre aqui

Munhequeira

Para diminuir o impacto que as articulações do pulso sofrem ao empunhar a raquete, é importante cuidar da saúde dos tendões, e é por isso que a munhequeira é tão importante. Além deixar o pulso mais firme, elas também absorvem o suor do atleta, evitando que ele se sinta desconfortável e não consiga empunhar a raquete com firmeza.

Compre aqui

Viseira

O tênis geralmente é praticado em quadras abertas e, por isso, está sujeito às condições climáticas do lugar. A viseira é sua grande aliada quando o clima está muito quente ou quando o sol está atrapalhando a visão. Ela bloqueia os raios solares, fazendo com que o tenista tenha uma maior visibilidade da quadra e consiga planejar as jogadas.

Compre aqui

Tipos de quadra de tênis

As quadras de tênis podem ser de saibro, duras ou de grama. E é preciso conhecer cada uma delas para comprar os equipamentos, bolas e calçados, específicos para cada tipo.

Quadra de saibro

Saibro ou Glay Court

É feita com terra, argila e uma cobertura final de pó de tijolo. É considerada uma quadra lenta, pois nela a bola ganha altura graças ao atrito com o chão, porém perde velocidade ao quicar. Jogadores defensivos se dão muito bem nesse tipo de superfície, como é o caso de Gustavo Kuerten, o Guga, considerado o “Surfista do Saibro”. O Aberto do Brasil e o Aberto de Roland Garros são jogados em superfícies desse tipo.

Quadra de grama

Dura ou hard court

essa categoria engloba diferentes tipos de piso como cimento, tartan, madeira, asfalto e grama artificial. Elas são classificadas como médias, não tão rápidas e nem lentas quanto as outras. É ideal para os atletas que combinam diferentes formas de jogar. Esse tipo de quadra é usado no Aberto da Austrália.

Quadra dura

Grama ou Grass

A grama natural torna esse tipo de quadra a mais rápida para o jogo, já que a bola ganha velocidade ao quicar, ainda que perca altura. Perfeita para os jogadores ofensivos e para aqueles que conseguem deixar a bola ainda mais rápida, impedindo que ela quique. As dispostas são bem aceleradas e os pontos rápidos. O torneio de Wimbledon é disputado nesse tipo de quadra.