Encordoamento

O que é encordoamento?

O encordoamento, finalizado, poderá ser considerado como um sistema que a partir de então, em conjunto com as particularidades da raquete, o remeterá a determinado tipo de jogo. Demandando mais ou menos força do atleta e maior ou menor atenção e prioridade no direcionamento de bola.

 

Quais são as principais características e particularidades do encordoamento?

Hoje existem no mercado raquetes com sistema de furação que permitem um encordoamento com no mínimo 14 cordas na vertical por 16 cordas na horizontal, até no máximo 19 cordas na vertical por 20 cordas na horizontal.

O tipo de furação que a raquete possui também influencia no resultado de jogo. Quanto mais cordas a raquete possuir, mais controle e efeito de bola - spin - o jogador conseguirá, quanto menos cordas a raquete possuir mais conforto e potência proporcionará ao jogador. Contudo a tensão e o tipo de corda usados no encordoamento também alteraram o resultado do jogo.

Além dos padrões de cordas, existem os padrões de tensão. De modo geral o mínimo de tensão que a corda deve sofrer são 52 libras e o seu máximo 62, sendo que 01 libra equivale a 0,45359 quilogramas de tensão. O padrão mais utilizado varia entre 55 e 58 libras. Isto significa que uma raquete encordoada à 58 libras sofre tensão de, aproximadamente, 26,308 quilogramasdistribuídos em sua estrutura de cordas.

Quanto mais tensionada as cordas, maior controle de bola o jogador terá, o que demandará mais força no golpe. Quanto menor a tensão as cordas sofrerem, mais conforto e potência serão proporcionados ao jogador, o que demandará menos esforço físico ao bater na bola.

Quais são os tipos de cordas existentes?

 

Nylon: são as mais simples do mercado e assim sendo, as mais baratas. Compostas por monofilamentos, em geral, são mais grossas e duras, dessa forma um pouco mais resistentes à quebra. Contudo, perdem tensão rapidamente e alteram-se facilmente com a variação de temperatura.

Tripa Sintética - a mais conhecida é a Syntetic Gut: compostas por multifilamentos de nylon e outros materiais mais nobres e apresentam-se no mercado com um custo mais elevado. Proporcionam mais maciez, mais conforto e potência de bola, são menos resistentes à quebra se comparadas às de nylon.

Poliéster ou Co-polímeros: são compostas por monofilamentos, são mais duras se comparadas às de tripa sintética. São resistentes à quebra, sofrem pouco com a variação de temperatura. Contudo, perdem rapidamente a tensão e seu custo pode ser considerado intermediário. Permitem mais controle de bola e são duráveis.

 

Você poderá utilizar este serviço, porém o prazo de despacho do pedido será acrescido de mais 02 (dois) dias úteis.