Curiosidades - Linha do Tempo

Conheça um pouco da história do surgimento da raquete e do Tênis

1148 d.C - Por mais de um milênio, a humanidade tem inventado e desfrutado de jogos baseados em rebater uma bola com a mão, ou com algum tipo de bastão ou raquete. Por volta do ano de 1148, na França, se jogava "Le Paume", que significa a palma da mão; este jogo progrediu, mais tarde, como "Jeu de Paume", "Real Tennis", "Royal Tennis", ou simplesmente, Tênis.
http://allrackets.blogspot.com/2007/01/squash-histria.html


1583 - O objeto usado para bater na bola é a raquete, que foi criada em 1583, bem diferente da atual raquete, essas raquetes tinham encordoamento vertical, enquanto as atuais têm encordoamento transversal.

www.brasilprofissoes.com.br/profissoes/tenista

 

1820 - No século XIX, a obsessão por raquetes e bolas deu origem à outra variedade deste desporto, numa prisão, em Londres. Os prisioneiros exercitavam-se na prisão de The Fleet batendo uma bola contra uma ou duas paredes. Mais tarde foi adicionada a raquete ao jogo e denominado Rachets. O "Rachets" progrediu por vários lugares e escolas na Inglaterra e, em meados de 1820, deu origem ao Squash, ou Squash Raquets
O Squash propriamente dito foi inventado na escola de Harrow, em 1830, quando os alunos descobriram que uma raquete furada dava aos movimentos a possibilidade de fazer com que a bola produzisse maior impacto na parede gerando uma maior variedade de batidas, o que exigia maior esforço. 
O frenesi pelos desportos de raquetes que daí surgiu deu origem a variados episódios responsáveis pela evolução da modalidade até aos dias de hoje. A construção dos primeiros quatro campos para a prática da modalidade aconteceu na Alemanha, por intermédio do responsável pelo departamento de tecnologia da companhia de eletrônicas que dele recebeu o nome (Dr. Ernst Von Siemens), o qual desenvolveu atividades desportivas regulares destinadas ao pessoal da empresa e até competições internacionais.

www.auniao.com/noticias/ver.php?id=5159


1870 - Modalidade esportiva que nasceu na Índia, com o nome de Poona. Passou a se chamar Badminton quando, em 1870, uma nova versão do esporte foi jogada na propriedade do Duque de Beaufort, na Badminton House, Inglaterra. Com duas raquetes e uma peteca, a modalidade é vencida pelo competidor que conseguir derrubar a peteca na quadra do adversário.

http://revistasvetor.blogspot.com/2009_07_01_archive.html


1908 - Durante os Jogos de Londres, em 1908, foi realizado um torneio de raquetes (rackets). Apenas competidores do Reino Unido participaram dos dois eventos desse esporte. Foi a única aparição de raquetes na história dos Jogos Olímpicos modernos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Raquetes_nos_Jogos_Ol%C3%ADmpicos_de_Ver%C3%A3o_de_1908


1963 - Numa primeira fase, Renè Lacoste destacou-se como jogador de tênis. Entre outras proezas, o francês foi número um no ranking mundial em 1926 e 1927 e ficou na história como o quarto mosqueteiro, grupo de tenistas franceses que dominaram o jogo nas décadas de 1920 e 1930.

De acordo com o International Tennis Hall of Fame (ITHF), museu dedicado ao tênis situado nos EUA, Lacoste atingiu o estatuto de estrela com mais trabalho e dedicação do que talento natural. Lê-se no site do ITHF: "Pelo seu aspecto, ele parecia encaixar melhor no mundo da educação, do direito ou da medicina". O que talvez fizesse mais sentido, já que Lacoste, nascido a 2 de Julho de 1904, provinha de uma família parisiense rica. O pai deixa-o dedicar-se ao tênis com uma contrapartida em cinco anos tinha de ser o melhor tenista do mundo. Atinge o objetivo com método e determinação: lia e observava tudo, anotando as fragilidades e as forças dos adversários.

Nos campos de tênis, Lacoste fica conhecido como o "Crocodilo". Ele identificava-se com a alcunha e não perdia uma oportunidade para explicar como surgira a imagem que o acompanharia ao longo da vida: "A imprensa americana apelidou-me de «Crocodilo» em consequência de uma aposta que fiz com o chefe da equipa de França da TAÇA DAVIS. Prometeu-me dar uma mala em pele de crocodilo se conseguisse um jogo importante para a nossa equipeO público americano gravou na memória essa alcunha que sublinhava a tenacidade que demonstrava na pista, sem nunca perder a minha proeza! O meu amigo Robert George desenhou então um crocodilo e bordou-o no blazer que levei para a pista". Robert George não terá percebido na altura a dimensão que o seu desenho atingiria. Muitos historiadores de moda acreditam que aquele crocodilo bordado no blazer de Lacoste terá sido o primeiro logotipo a aparecer numa peça de roupa. Entretanto, Lacoste desenhou e produziu um lote de t-shirts para usar no campo de tênis. As t-shirts eram brancas, de manga curta e de gola estilo pólo. A malha utilizada, de algodão, era arejada, confortável e absorvia perfeitamente a transpiração. As características da t-shirt atribuíam a René Lacoste uma performance bastante melhor. "Lacoste criou roupa de performance quando o conceito nem sequer existia", aponta Richard Martin, curador do Instituto do Vestuário do Museu Metropolitano de Nova Iorque. O impacto foi grande e a peça causou imediatamente uma revolução entre os jogadores de tênis da época. Não tardou muito para que a t-shirt clássica de manga comprida com goma fosse substituída pela t-shirt que se tornou no clássico pólo Lacoste.

www.ruadebaixo.com/lacoste.html


1976 - Em 1976 Howard Head desenvolveu as primeiras raquetes de metal. A armação de metal substituiu a armação de madeira existente até aquela época e a superfície da cabeça da raquete teve um aumento de 50%.

As raquetes Head foram um sucesso instantâneo entre os jogadores de nível intermediário por serem mais leves, possuírem um sweet spot maior e oferecerem maior potência. No entanto, as novas raquetes de metal não eram populares entre os profissionais do tênis, que descobriram que essas raquetes ofereciam menos controle e precisão.

www.mundohead.com.br/?cat=901


1980 - A necessidade de produzir uma raquete para jogadores profissionais levou ao desenvolvimento da raquete de grafite. O grafite usado para essas raquetes não era grafite mineral, mas sim um nome dado a um composto de plástico leve e de fibra de carbono, que deu as raquetes força adicional, melhorando o controle e precisão.

A qualidade das raquetes de grafite era tão alta que praticamente estagnou o desenvolvimento das raquetes de tênis. Poucas mudanças como algumas pequenas adaptações para a superfície da cabeça e espessura da moldura aconteceram desde 1980. As raquetes de grafite eram fortes, duráveis e capazes de oferecer ótimo desempenho por muito tempo.

http://www.mundohead.com.br/?cat=901


Atualidade - Desde então as raquetes de tênis estão em constante evolução que vão de pequenas modificações à novas tecnologias que visão um melhor desempenho.